UTILIZANDO IMAGENS PARA PRODUZIR OBJETOS DE APRENDIZAGEM

>> sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Para construir objetos de aprendizagem, normalmente precisamos utilizar imagens, porém muitos desconhecem os tipos existentes e quando devem ser utilizadas.

As imagens digitais possuem vários tipos de arquivos. Os dois mais comuns são GIF e JPG: o primeiro é geralmente usado para animações que postamos na internet e o segundo é o formato mais popular, aquele gerado pela sua câmera digital. Mas também temos PNG, PDF, BMP.
Então, como saber, dentre todos esses formatos, qual o melhor e para qual serve cada um? 

BMP
BMP é o formato de imagens em Bitmap, aquele gerado pelo Paint. Ele é aceito em quase todos os programas, mas o tamanho do arquivo fica muito grande. É preferível utilizar JPEG ou GIF.

Formatos de compressão:

GIF
GIF (Graphics Interchange Format) salva a imagem em um formato pequeno, prático para a internet. Este formato suporta pequenas animações. Além disso, o GIF também suporta transparência de fundo, e por isso costuma ser usado para logos de empresas em páginas da internet.

JPG (ou JPEG)
JPG é um formato mais indicado para fotografias, por isso é utilizado em câmeras digitais. A qualidade do JPG é maior que a do GIF. Com esta extensão é possível escolher o tamanho do arquivo da imagem e, quanto menor ele for, maior a perda de qualidade da foto. Também é um dos formatos mais utilizados para transferência na internet, porém ele não aceita transparência.

PNG
Além de comprimir bem o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, o PNG aceita até 16 milhões de cores, em oposição as poucas 256 cores do GIF. Ele também aceita transparência, mas utilizando um canal alfa, o que significa que é possível definir o nível de opacidade de cada pixel, aumentando, assim, sua qualidade.

Os três formatos descritos acima são os mais comuns na internet, aceitos para postar em Orkut e Facebook. Mas além desses, existem outros que você já deve ter visto: PDF, que permite que você visualize textos sem modificá-los, PSD do Photoshop, o formato swf do Flash.
Então, da próxima vez que receber uma foto por email e não conseguir visualizá-la, dê uma olhada na extensão do arquivo (as letrinhas que aparecem após o ponto no nome do arquivo, ex.: imagem.jpeg, imagem.png, imagem.gif).

Uma coisa muito importante sobre as imagens, elas são formadas por pixels, que são pequenos quadradinhos coloridos.  Quando ampliamos uma imagem, ela pode ficar destorcida ou “estourada”, isso quer dizer que você ampliou mais do que deveria, daí os pixels ficam aparentes e a imagem pixelada.  Esse tipo de imagem pode comprometer a apresentação da sua aula.  Então fique atento para não ampliar a imagem mais do que ela suporta.

Veja um exemplo da imagem original e da imagem ampliada:



No próximo post pretendo mostrar como podemos redimensionar fotos para utilizarmos em apresentações de Power Point e para nossas aulas, para que fiquem do tamanho que queremos sem perder a qualidade.
Abs, Bete Baeta

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP