Uso das histórias em quadrinhos nas salas de aula– um software legal

>> domingo, 15 de maio de 2011

Olá,
Hoje vamos falar sobre uma ótima ferramenta para animar as aulas. Tanto professores como alunos podem aproveitar bem . Estamos falando de HQ.
As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas em todos os níveis de ensino e séries. Porém  precisaremos elaborar algumas estratégias de abordagem.
Nas séries iniciais, de alfabetização, com as quais já trabalhei, propus a escrita de uma história em conjunto.
Agora, com a Educação Infantil, geralmente começo com um história pronta, depois da leitura, “combinamos” fazer a nossa.
Vejam como ficou:
Com a séries mais adiantadas, pode-se trabalhar a compreensão da história, associando textos simples e imagens. Já com os adolescentes, o professor pode utilizar quadrinhos que abordem temas estudados na sala de aula, como Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática  etc.
Como os quadrinhos fazem  parte do cotidiano dos nossos alunos, poucos não vão querer participar, ou seja, aqueles que não se sentirem confortáveis em editar os quadrinhos poderão se responsabilizar em pesquisar: imagens, conteúdos, cores. Não vai dar para ficar de fora!
Para que vocês possam experimentar, indico o HAGAQUÊ. 
Esse software foi desenvolvido no Instituto de Computação da Unicamp, como parte da dissertação de mestrado de Silvia Amélia Bim, com o auxilio de Eduardo Hideki Tanaka e a orientação da Profª Dr. Heloisa Vieira da Rocha.


O que é o HagáQuê?

Motivação

Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.

Leia Mais: Para saber mais sobre o software Clique Aqui!

Apesar de não ter sido mais atualizado (desde 2007) e ter a limitação no número de páginas (três (3) para cada história) continuo apostando no HagaQuê. Único software realmente gratuito.
A última versão é de 2006. O site não é atualizado desde 2007. Mas vale a pena!
Tutorial do HagaQuê:

Encontrei também uma postagem sobre Waldomiro Vergueiro, professor na USP e um dos autores dos livros “Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula” e “Quadrinhos na Educação”. Leia mais: http://www.catablogandosaberes.com.br/2010/03/educacao-aprendendo-com-hq.html#ixzz1MOZijxB9


0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP