Atletismo - Fases do Salto em Altura.

>> quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Já existem objetos de aprendizagem prontos sobre o atletismo. Um exemplo é esse:

 

Outros prontos para serem utilizados estão na planilha para acessar clique aqui.

Bom trabalho.

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Professor: CONECTADO, Aluno: ANTENADO

>> quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A escola ainda não conseguiu, em seu currículo, trabalhar/superar a fase do “adestramento” para uso de softwares e hardwares. É necessário, urgentemente, que ela comece a ver o computador e as outras tecnologias da informação e comunicação, como meio/canal de comunicação, como um artefato cultural e também como uma cultura.
Para discutir o uso inteligente de mídia na educação os educadores inovadores, não podem perder:
“CONECTA Tecnologias Educacionais 2011”
A apresentação do Seminário de Tecnologias Educacionais tem por objetivo discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula e o papel do professor neste novo cenário.
O Seminário irá debater o tema e apresentar experiências bem sucedidas de tecnologias educacionais, em dois dias de evento.
Com este evento, o SESI RJ e o SENAI RJ pretendem liderar uma discussão que vem ocorrendo no mundo acadêmico, fortalecendo sua imagem como instituições de ensino “antenadas” com as mudanças do mundo moderno e com impacto em sala de aula para professores e alunos.
O melhor de tudo: inscrição grátis e quem não puder comparecer poderá assistir online através de webtv!

Clique para saber mais>>

Espero que os professores voltem para suas salas de aula inspirados não apenas para inserir tecnologia no cotidiano escolar, mas dispostos a provocar mudanças profundas nos modos como nos relacionamos com a escola, com a educação e com a sociedade. Um mudança "EDUCOPÉDICA"!
EducoAbraços, Angela dos Santos Araújo

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Como cortar imagens?

>> sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sabe aquela foto praticamente perfeita que você tirou, mas na qual, infelizmente, aparece  muro pixado? Pois bem, vamos aprender a cortar imagens!

Essa dica é muito útil para a construção das nossas aulas. Imagine que você tenha uma imagens com vários personagens de um livro, mas que você queira apenas a imagem de um deles.  O que fazer? Acompanhe agora o passo a passo para cortar a imagem utilizando o programa online PIXLR.  É fácil, e rápido e divertido!



Siga os passos:
  • Acesse http://pixlr.com/;
  • Clique no menu Pixlr Editor;
  • Clique na opção Abrir imagem do computador;
  • Selecione a imagem que deseja recortar;
  • Selecione a ferramenta Letreiro (ícone do quadrado pontilhado);
  • Clique na imagem e arraste o cursor para demarcar a área que interessa;
  • Aperte Ctrl+c para copiar a imagem;
  • Abra um novo arquivo clicando em Arquivo>Nova Imagem;
  • Na tela que se abre, o programa já configura a tela para o tamanho da imagem que você copiou. Clique em OK;
  • Quando a tela se abrir, clique em Ctrl+V para colar. Pronto! A área que você selecionou será a sua nova imagem.

  • Salve a nova imagem clicando em Arquivo>Salvar;
  • Na tela que se abre, selecione a opção Meu computador (caso não esteja selecinada) e clique em OK;
  • Selecione a pasta onde deseja salvar a nova imagem.
Espero que você tenha gostado da dica!
Até a próxima,
Bete Baeta

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StoryJumper

>> quinta-feira, 20 de outubro de 2011




Dê asas a sua imaginação e crie livros de histórias com seus alunos, utilizando dezenas de figuras já contidas no banco de figuras do programa; com o auxílio da tecnologia e da Internet o que antes era dificil e trabalhoso virou fácil e divertido. Ele fornece muitas imagens de objetos e personagens que podem ser incorporados as páginas e a história.

O StoryJumper é um recurso para crianças elaborarem seus próprios livros. Com ele é possível a criar a capa, adicionar o texto, ilustrar a história usando desenhos e imagens feitas por elas ou as do clipart disponível na ferramenta. Depois de cadastrada, a criança deve escolher o tema de sua história – que, no final das contas, pouco vai importar porque é possível modificar todo ele! - e a partir do esboço do livro, se edita os textos, as imagens, tipos e cores das letras. Depois de prontos, é possível solicitar a impressão dos livros alem de salvá-lo e enviar o seu link para que outras pessoas o visualizem ou alterem.

Ótimo para produção de histórias com alunos.

Free para professores!

Roda em Qualquer Navegador.

Tutorial em português:

http://www.slideshare.net/pedagogiadiversidade/tutorial-story-jumper

www.baixaki.com.br/pesquisa


Outros links para download:

http://www.baixaki.com.br/pesquisa

http://www.superdownloads.com.br/download/89/storyjumper


Livrinhos da Educopedista produtora de aula Carla Virgínia Neto:

Usado na atividade de Asas de Papel: Poluição no fundo do mar - Meninos do Mangue ativ 14.



Usado na atividade de Grandes Obras:
A Perversa Bruxa do Condado - GO - O Senhor dos Anéis ativ 18






EducoBjks

Lucimar Levenhagen

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Ciência e Tecnologia

Tecnologia é sinônimo de novidades, não é?

A novidade lançada recentemente é para os amantes dos peixes, das pescarias, dos aquários ou curiosos.
Quem nunca perguntou: Que peixe é esse? Seu problema acabou, pois foi lançado pela Apple: Peixes Marinhos do Brasil – Guia Prático de Identificação, um aplicativo para smartphones e tablets que ajudará a identificação e até mesmo a qualidade da carne.
Clique no vídeo e veja como esse aplicativo funciona.




Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/10/que-peixe-e-esse

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Riscos do uso inadequado dos anabolizantes - Educação Física.

Poucos sabem, mas os anabolizantes tem seu uso medicinal. Conhecemos seu uso ilegal e dessa ilegalidade são gerados danos a saúde, muitas vezes irreversíveis. Quer conhecer mais sobre o assunto? Clique no link abaixo.

Precisa de um OA? Está aqui http://www.rosine.xpg.com.br/anabrisc.html.

Bom trabalho.

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Ccleaner: tutorial.

>> quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"O Windows é um excelente sistema operacional, mas sofre de um grande problema: conforme você o utiliza, ele começa a armazenar uma série de arquivos inúteis que comprometem a estabilidade do sistema. Esses arquivos, que podem ser registros de instalação, histórico de navegação, cookies ou mesmo entradas inválidas no registro, tornam o seu computador lento e instável."
Saiba como resolver este problema. Veja o vídeo:


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PIXLR - FERRAMENTA DE EDIÇÃO DE IMAGENS ONLINE E GRATUITA

Você já pensou em uma ferramenta de edição de imagens tão completa como o Photoshop, mas com a vantagem de não precisar de nenhuma instalação, ser online e completamente de graça? Então conheça o Pixlr.

Não tem segredo: para começar a usar o Pixlr basta entrar no site:http://pixlr.com/editor/ e clicar no menu Pixlr Editor. O site é inteiramente em português e você só precisa ter o Adobe Flash Player 10 ou superior instalado no seu computador para acessá-lo.





Logo de cara, o site te dá quatro opções para começar a edição:
- criar uma imagem nova;
- abrir algum documento do seu computador;
- abrir uma imagem da internet através da URL ;
- escolher um documento salvo na sua biblioteca.


Para quem sabe mexer no Photoshop, por exemplo, o Pixlr não apresenta nenhum mistério. O serviço é bem completo e possui quase todas as opções de outros softwares de edição disponíveis no mercado.

1) No menu de cima você tem opções para ajustar o tamanho da imagem, aumentar e diminuir o brilho e contraste, mexer nas cores ou aplicar filtros.

2) Na lateral esquerda estão todas as opções mais simples que servem para cortar, pintar, além de outras ferramentas como o carimbo.

3) Na direita estão as janelas com histórico, camadas e o navegador da imagem.

Apesar de não precisar de nenhum tipo de cadastro, você pode clicar aqui em “inscrição” para criar uma conta própria no Pixlr. Você só precisa digitar seu nome, e-mail, senha e pronto! A principal vantagem de criar sua conta é ter acesso à sua própria biblioteca de imagens. Assim você pode arquivar tudo que editar no Pixlr e acessar de onde quiser sempre que precisar. Gostou da dica?! Então bom proveito!

COMO REDIMENSIONAR UMA FOTO?

  • Acesse http://pixlr.com/editor/
  • Clique no bt "Criar uma image do computador"
  • Selecione o arquvo da imagem, disponível no seu computador.
  • Quando a imagem estiver aberta, selecione o menu: Imagem>Tamanho da imagem e digite o tamanho, em pixels, que você deseja. 
  • Quando o quadradinho Restringir proporções estiver marcado, a imagem será redimensinada proporcionalmente. 
Você pode ampliar ou reduzir, basta correr com a setinha para a direita ou esquerda.
Para salvar a imagem neste novo tamanho, clique em Arquivo>Salvar.

Espero que vocês tenham gostado! Abs, e até a próxima.
Bete

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Como criar um ponto de restauração no Windows

>> domingo, 16 de outubro de 2011



Caros amigos, não sou de muitas palavras, por isso essa primeira postagem foi um parto. Procurei um tema importante e básico. Percebo que muitos colegas desconhecem importantes recursos que ajudam a manter o computador funcionando "redondinho". Por isso resolvi começar do "chão": como criar um ponto de restauração do sistema. O áudio ficará melhor na próxima postagem.










Acessem os links para saber mais:

 Fonte: Tecmundo um, dois e três.

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OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SEU USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

>> quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os OAs são compreendidos como pequenas unidades de conhecimento que podem ser usadas e reusadas como suporte ao ensino. Podem ser produzidas em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma animação ou complexos como uma simulação. O objeto, ao ser criado e utilizado, deve ter intencionalidade pedagógica estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a reflexão do educando.
Eles servem de ferramenta pedagógica para o professor.
Os Objetos de Aprendizagem da Educopédia são desenvolvidos por um grupo professores para o seu uso em sala de aula permitindo assim instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1999), as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Assim, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, natureza e pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para com a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia.
Crianças com quatro (4) e cinco (5) anos possuem uma grande capacidade imaginativa, portanto, atividades lúdicas são atrativas e estimulantes facilitando a construção de conceitos. Os OAs para esta idade devem possuir desenhos, imagens, animações, cores, facilidade de acesso e linguagem clara, pois nesta fase as crianças ainda não dominam o código escrito.
O feedback apresentado pelo OA facilita o aprendizado do aluno e a mediação do professor, pois o aluno sendo alertado do erro pelo OA não necessita que o professor o alerte. Assim, ele mesmo tenta o acerto.



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Acapela

>> terça-feira, 11 de outubro de 2011

No site Acapela é possível transformar texto em áudio em várias línguas. Primeiro é necessário selecionar o idioma e o narrador desejado (há a opção de homem, mulher e criança), depois é só digitar o texto e ouvir o resultado.

Trata-se de uma ferramente bastante interessante para o ensino de línguas. Para os professores de inglês, estão disponíveis os locutores em inglês americano e britânico.
No vídeo abaixo fazemos um passeio pelo site: www.acapela-group.com.


video

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Transtornos da Imagem Corporal - Educação Física

>> segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Uma das matérias a serem trabalhadas no nono ano é a imagem corporal, tema delicado e polêmico, pois hoje em dia a obesidade, anorexia e bulimia são tratados por uma equipe médica especializada. Somos educadores e trabalhamos com o corpo é importante plantar a semente da consciência da imagem corporal.

Durante minha pesquisa para a elaboração de OA encontrei sites que considerei sérios, aqui estão as dicas, é só clicar sobre os títulos:


- Adolescência e o Transtorno da Imagem Corporal. Vanessa Pedrosa - Psicoterapeuta.


Bom trabalho!

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SOFTWARE LIVRE E EDUCATIVO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

>> sábado, 8 de outubro de 2011


Gcompris é um software educativo que apresenta diferentes atividades para crianças de 2 a 10 anos de idade.


No GCompris você encontrará aplicações educacionais que compreende inúmeras atividades para crianças. As atividades contém uma metodologia lúdica, mas com uma diretriz educacional.

As atividades são separadas por categorias, exemplificadas abaixo e ao lado temos exemplos das atividades trazidas no bojo de cada uma delas.

descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...

álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...

ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...

geografia: colocar o país no mapa

jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...

leitura: prática de leitura

outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, ...

GCompris oferece uma gama de atividades , atualmente mais de 100 e mais estão sendo desenvolvidas a cada momento. GCompris é software livre, o que quer dizer que você poderá adaptá-lo, melhorá-lo, compartilhá-lo de acordo com a sua necessidade.

Baixe aqui e comece a utilizá-lo em suas educoaulas:

EducoBjks
Lucimar Levenhagen

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UTILIZANDO IMAGENS PARA PRODUZIR OBJETOS DE APRENDIZAGEM

>> sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Para construir objetos de aprendizagem, normalmente precisamos utilizar imagens, porém muitos desconhecem os tipos existentes e quando devem ser utilizadas.

As imagens digitais possuem vários tipos de arquivos. Os dois mais comuns são GIF e JPG: o primeiro é geralmente usado para animações que postamos na internet e o segundo é o formato mais popular, aquele gerado pela sua câmera digital. Mas também temos PNG, PDF, BMP.
Então, como saber, dentre todos esses formatos, qual o melhor e para qual serve cada um? 

BMP
BMP é o formato de imagens em Bitmap, aquele gerado pelo Paint. Ele é aceito em quase todos os programas, mas o tamanho do arquivo fica muito grande. É preferível utilizar JPEG ou GIF.

Formatos de compressão:

GIF
GIF (Graphics Interchange Format) salva a imagem em um formato pequeno, prático para a internet. Este formato suporta pequenas animações. Além disso, o GIF também suporta transparência de fundo, e por isso costuma ser usado para logos de empresas em páginas da internet.

JPG (ou JPEG)
JPG é um formato mais indicado para fotografias, por isso é utilizado em câmeras digitais. A qualidade do JPG é maior que a do GIF. Com esta extensão é possível escolher o tamanho do arquivo da imagem e, quanto menor ele for, maior a perda de qualidade da foto. Também é um dos formatos mais utilizados para transferência na internet, porém ele não aceita transparência.

PNG
Além de comprimir bem o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, o PNG aceita até 16 milhões de cores, em oposição as poucas 256 cores do GIF. Ele também aceita transparência, mas utilizando um canal alfa, o que significa que é possível definir o nível de opacidade de cada pixel, aumentando, assim, sua qualidade.

Os três formatos descritos acima são os mais comuns na internet, aceitos para postar em Orkut e Facebook. Mas além desses, existem outros que você já deve ter visto: PDF, que permite que você visualize textos sem modificá-los, PSD do Photoshop, o formato swf do Flash.
Então, da próxima vez que receber uma foto por email e não conseguir visualizá-la, dê uma olhada na extensão do arquivo (as letrinhas que aparecem após o ponto no nome do arquivo, ex.: imagem.jpeg, imagem.png, imagem.gif).

Uma coisa muito importante sobre as imagens, elas são formadas por pixels, que são pequenos quadradinhos coloridos.  Quando ampliamos uma imagem, ela pode ficar destorcida ou “estourada”, isso quer dizer que você ampliou mais do que deveria, daí os pixels ficam aparentes e a imagem pixelada.  Esse tipo de imagem pode comprometer a apresentação da sua aula.  Então fique atento para não ampliar a imagem mais do que ela suporta.

Veja um exemplo da imagem original e da imagem ampliada:



No próximo post pretendo mostrar como podemos redimensionar fotos para utilizarmos em apresentações de Power Point e para nossas aulas, para que fiquem do tamanho que queremos sem perder a qualidade.
Abs, Bete Baeta

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Objetos de Aprendizagem - Educação Física

Temos uma planilha dividida por série e bimestre com vários OA'S específicos para as aulas de Educação Física. Para acessá-la basta clicar aqui. Abaixo um exemplo de OA de atletismo:


Vá até a planilha e aproveite os jogos, filmes e endereços de sites interessantes.

Bom trabalho!

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O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) COMO ELEMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM

>> quarta-feira, 5 de outubro de 2011


O uso dos objetos de aprendizagem nas aulas é uma forma de ilustrar o lançamento de conceitos, tanto introduzindo, como também ajudando o aluno a aprender (fixar) um determinado conteúdo. Através de atividades como, por exemplo: quebra-cabeças, quiz, lacunas, caça-palavras, jogo da memória, correlacionar, etc. O resultado é um trabalho que é para ser utilizado como material didático que fica à disposição das escolas, e da EDUCOPÉDIA, para uso tanto em sala de aula quanto como apoio didático.
Veja um exemplo de um Objeto de Aprendizagem de ciências sobre Organização do Corpo Humano: Órgãos e Sistemas.

Isto tudo você encontra aqui no Link Prateleira:>>

Acesse e escolha o seu!

EducoAbraços Angela dos Santos 

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