Você conhece o Youblisher?

>> terça-feira, 26 de julho de 2011

Disponibilizar artigos na Internet ficou bem mais prático com o PDF- Portable Document Format (PDF). A razão principal é que o estilo e a formatação dos textos são sempre mantidos, indiferente ao hardware ou software usado durante a visualização. Por esse motivo o PDF é também um dos formatos preferidos da indústria gráfica.
A única inconveniência deste formato é que ele exige a instalação de um leitor de PDF, como o Acrobat Reader. Apesar de existirem muitos leitores gratuitos, a instalação de um software adicional ainda pode ser uma barreira para muita gente.
Uma forma de unir a portabilidade do PDF com a agilidade da internet é usar o Youblisher, um serviço web que transforma os seus documentos em revistas digitais, permitindo que qualquer usuário acesse com o navegador web o conteúdo que você disponibilizou.
Saiba mais>>
Clique na imagem para ver o texto que fiz para “testar” o Youblisher!
CURSO PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA E/SUBE/CRE01  OS INDICADORES COMO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO.
Educobeijocas, Angela dos Santos Araújo

Read more...

Colocando Barra de Menus no seu Blog!

>> quinta-feira, 21 de julho de 2011



Os Blogs atualmente vêm perdendo a característica de “páginas-diários” para se tornarem “sites” dos mais variados tipos. Os professores que querem criar um blog, não apenas para compartilhar informações e conhecimentos, mas também para criar um espaço de “educomunicação” (educação e comunicação) estão “fuçando” (termo técnico utilizado nas faculdades de telecomunicações) novas ferramentas para agregarem ao seu blog. 
Bem, "fuçando" diversos sites e vídeos sobre o assunto, encontrei um material que, com certeza, ajudará na criação de uma barra de menus.



Fiquei tão empolgada que criei um novo blog aplicando o que aprendi. Se quiserem conferir:

Educação Infantil: Teoria e Prática




EducoAbraços, Angela dos Santos

Read more...

Objetos de Aprendizagem de Ciências

>> terça-feira, 19 de julho de 2011


Hoje é dia de divulgar os objetos de aprendizagem produzidos pelo designer Edmilson com o software de autoria Edilim. Cliquem aqui para conferir sobre Puberdade e Adolescência.
Ouçam também o podcast sobre Sexualidade Infantil 





Postado por Fátima Campilho

Read more...

Softwares de autoria: auxiliando o professor no ensino/aprendizagem - JClic

>> domingo, 17 de julho de 2011

O uso de computadores no espaço escolar é uma realidade crescente e inevitável. Logo, os professores que continuam a recusá-la como instrumento capaz de auxiliar e favorecer o processo ensino-aprendizagem acabará se tornando uma mão-de-obra obsoleta e dispensável.
Entretanto, não basta aceitá-la como recurso de aprendizagem sem buscar conhecimentos que permitam utilizá-la de forma adequada e voltada às especificidades da clientela atendida.
Isso implica em uma mudança de postura frente ao processo educativo. O professor deixa de apresentar uma postura imponente e autoritária, característica do ensino tradicional, para de fato ser o mediador, conduzindo a aprendizagem de forma a respeitar o desenvolvimento intelectual de seus alunos e o contexto em que estão inseridos.
Dentro desta perspectiva, a utilização de softwares educativos no processo ensino- aprendizagem pode favorecer a construção do conhecimento através de atividades mais lúdicas, interativas e prazerosas. Contudo, esse recurso só é válido se atender às necessidades educativas da clientela que dele se servirá e em conformidade à concepção pedagógica que segue.
Um dos softwares de autoria usados na criação dos Objetos de Aprendizagem, pelos Educopedistas criadores de OAs é o JClic, um software educativo, de licença livre, que atende de forma mais específica às necessidades de quem o utiliza, isto é, de maneira personalizada. O uso do software de autoria  se distingue dos  demais por  não estar  pronto e finalizado.

Para saber mais sobre o Jclic, clique  http://sites.google.com/site/boatecp/jclic
Educobeijocas, Angela dos Santos Araújo

Read more...

Efeitos positivos da Multimídia

>> domingo, 10 de julho de 2011


O uso da informática se faz cada vez mais evidente na educação. A todo o momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumental para o ensino-aprendizagem está desatualizado. Mas quais os resultados da informática em relação à maior eficácia da aprendizagem? 

Parece haver um consenso, mesmo que intuitivo, no que diz respeito à ideia de que a multimídia traz bons resultados na aquisição de informação nova, apesar do número de pesquisas sobre isso ainda ser muito pequeno.
Explorar bem o imenso potencial das novas tecnologias nas situações de ensino-aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os estudantes quanto para os professores. Algumas delas, apresentadas com mais detalhes, são mencionadas a seguir:
Contribuições possíveis para a aprendizagem:
· Esses recursos estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais; muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais; estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações; promove cooperação entre estudantes.
Contribuições possíveis para a função do professor:
· Através das novas tecnologias os professores obtêm rapidamente informações sobre recursos instrucionais; se o potencial das novas tecnologias estiver sendo bem explorado, o professor interage com os alunos mais do que nas aulas tradicionais; Professores começam a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de pesquisa; por possibilitar rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelo aluno, as novas tecnologias facilitam a detecção pelos professores dos pontos fortes, assim como das dificuldades específicas que o aluno encontrou, ou aprendizagem incorreta ou pouco assimilada.

Veja como um Vídeo pode auxiliar o professor na explicação de sua disciplina. 
Vídeo para explicar o significado e o uso dos ditos populares. 

Link do vídeo: Portal do Professor- MEC- Conteúdos Multimídia: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50386


                                                                                                    EducoAbraços, Angela dos Santos Araújo

Read more...

Como colocar vídeo no ppt

>> domingo, 3 de julho de 2011

Para incrementar suas apresentações, você pode colocar vídeos no  ppt.
Se for vídeo do YouTube, siga os passos apresentados a seguir.



OBS: Use o link longo.
As orientações só valem para quem estiver conectado à Internet.
Se quiser um caminho mais longo e seguro, para uma apresentação sem Internet, use o http://vixy.net/.
Para saber como fazer veja aqui.

Se for usar um vídeo do seu arquivo, assista ...



Postado por Fátima Campilho

Read more...

Objetos de Aprendizagem sempre novos

>> sexta-feira, 1 de julho de 2011

 Nossos designers têm sempre produzido novos objetos de aprendizagem.
Hoje é dia de divulgar polígonos semelhantes e polígonos regulares do Prof. Celso Mesquita. Muito interessante!
Acessem sempre a "prateleira de atividades" em documentos no menu horizontal. Usem!

Read more...

Ainda há tempo: Pós-Graduação grátis a distância -Processo Seletivo - LANTE/UFF




A Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Instituto de Matemática oferta o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na modalidade a distância. O curso é inteiramente gratuito com vagas distribuídas nos polos regionais dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Trata-se de um curso de pós-graduação, com carga horária de 420 horas, que tem por finalidade a especialização LATO SENSU, de acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2001, de 03/04/2001, do Conselho Nacional de Educação.
Período de inscrição: 20/06 a 24/07/2011
A inscrição no processo seletivo será realizada exclusivamente via internet por meio do endereço eletrônico no LANTE. Saiba mai>>
EducoBeijocas, Angela dos Santos

Read more...

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP