Os Desafios da escola e a Revolução Tecnológica

>> quarta-feira, 2 de novembro de 2011


A tecnologia hoje disponível viabiliza a implantação do ensino em escala razoavelmente ampla – sem perda de seu caráter pessoal, dialógico, interativo. A tecnologia, entre outras coisas, nos ajuda a transcender a distância: ela nos aproxima, ela nos torna copresentes, telepresentes.  Ela permite que façamos uma verdadeira comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.
Mas nada disso acontece automaticamente. É preciso que, na educação, valorizemos a copresença, o diálogo, a troca, que acreditemos que se pode aprender conversando, discutindo, trocando ideias – e que, na verdade, esta é a mais eficaz forma de aprender.
Se não acreditarmos nisso, não veremos o potencial da tecnologia e não nos interessaremos por ela. Ela ficará distante de nós educadores e nós continuaremos distantes dos outros – de outros educadores e, especialmente, dos alunos com quem deveríamos estar mantendo diálogos pessoais – embora não necessariamente presenciais.
Um texto que merece destaque é Os Desafios da escola decorrentes da Revolução Tecnológica, de Michele Aparecida Andrade dos Santosque diz: “O processo de aprendizagem gira em torno das condições da escola pública, da postura do professor diante dos desafios da escola decorrente da Revolução Tecnológica e das mudanças na sociedade ocidental.
EducoAbraços, Angela dos Santos Araújo

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP