OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SEU USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

>> quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os OAs são compreendidos como pequenas unidades de conhecimento que podem ser usadas e reusadas como suporte ao ensino. Podem ser produzidas em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma animação ou complexos como uma simulação. O objeto, ao ser criado e utilizado, deve ter intencionalidade pedagógica estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a reflexão do educando.
Eles servem de ferramenta pedagógica para o professor.
Os Objetos de Aprendizagem da Educopédia são desenvolvidos por um grupo professores para o seu uso em sala de aula permitindo assim instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (1999), as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Assim, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, natureza e pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para com a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia.
Crianças com quatro (4) e cinco (5) anos possuem uma grande capacidade imaginativa, portanto, atividades lúdicas são atrativas e estimulantes facilitando a construção de conceitos. Os OAs para esta idade devem possuir desenhos, imagens, animações, cores, facilidade de acesso e linguagem clara, pois nesta fase as crianças ainda não dominam o código escrito.
O feedback apresentado pelo OA facilita o aprendizado do aluno e a mediação do professor, pois o aluno sendo alertado do erro pelo OA não necessita que o professor o alerte. Assim, ele mesmo tenta o acerto.





Para saber mais >> Criando objetos de aprendizagem


Para os alunos, os objetos de aprendizagem permitem:

-Observação do fenômeno;
-Interação com a situação-problema;
-Interferência nos resultados observados.

Isto tudo você encontra aqui no Link Prateleira:>>

Acesse e escolha o seu!

EducoAbraços Angela dos Santos 

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP