Softwares de autoria: auxiliando o professor no ensino/aprendizagem - JClic

>> domingo, 17 de julho de 2011

O uso de computadores no espaço escolar é uma realidade crescente e inevitável. Logo, os professores que continuam a recusá-la como instrumento capaz de auxiliar e favorecer o processo ensino-aprendizagem acabará se tornando uma mão-de-obra obsoleta e dispensável.
Entretanto, não basta aceitá-la como recurso de aprendizagem sem buscar conhecimentos que permitam utilizá-la de forma adequada e voltada às especificidades da clientela atendida.
Isso implica em uma mudança de postura frente ao processo educativo. O professor deixa de apresentar uma postura imponente e autoritária, característica do ensino tradicional, para de fato ser o mediador, conduzindo a aprendizagem de forma a respeitar o desenvolvimento intelectual de seus alunos e o contexto em que estão inseridos.
Dentro desta perspectiva, a utilização de softwares educativos no processo ensino- aprendizagem pode favorecer a construção do conhecimento através de atividades mais lúdicas, interativas e prazerosas. Contudo, esse recurso só é válido se atender às necessidades educativas da clientela que dele se servirá e em conformidade à concepção pedagógica que segue.
Um dos softwares de autoria usados na criação dos Objetos de Aprendizagem, pelos Educopedistas criadores de OAs é o JClic, um software educativo, de licença livre, que atende de forma mais específica às necessidades de quem o utiliza, isto é, de maneira personalizada. O uso do software de autoria  se distingue dos  demais por  não estar  pronto e finalizado.

Para saber mais sobre o Jclic, clique  http://sites.google.com/site/boatecp/jclic
Educobeijocas, Angela dos Santos Araújo

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP