O professor e o Ensino a Distância

>> domingo, 19 de junho de 2011

O Ensino a Distância com a difusão das tecnologias de comunicação em rede, começa a se modificar, visto que as possibilidades de acesso a informações e conhecimentos sistematizados, assim como as interações entre diferentes sujeitos educacionais ampliaram-se significativamente. Além do fato de que a chamada revolução digital tem transformado e ressignificado boa parte dos sistemas de organização social, incluindo as formas de ser, estar, sentir e se comunicar do homem urbano no mundo contemporâneo, o que traz profundas consequências para o domínio do conhecimento.
Todo esse processo torna necessário que ampliemos o próprio conceito de EAD.
Trata-se de conceber a educação em geral, e não apenas um setor especializado da mesma, a partir da mediação das tecnologias de comunicação em rede, já presentes na sociedade atual.
E a quem cabe desempenhar o papel de elemento articulador e facilitador da aprendizagem? Nenhum autodidatismo pode substituir em sua totalidade a figura do professor. Mas me refiro ao professor, que em sua humildade acadêmica, reconhece o brilhantismo do aluno autodidata, mas fica de lado norteando os passos do aluno para que ele não se perca da linha do ensino em questão. Resumindo: Ninguém pode substituir o verdadeiro conhecimento e esse , quem o possui, é o verdadeiro professor. O que está sempre se atualizando, estudando e reconhecendo que não é o detentor absoluto do saber!
Educoabraços, Angela dos Santos

1 comentários:

Edmilson S. de Souza 19 de junho de 2011 às 21:04  

Amigos,

Aproveito para divulgar o link abaixo:

http://www.lante.uff.br/

(Novas tecnologias no Ensino da Matemática e Planejamento, implementação e Gestão da Educação a Distância: inscrições abertas.)

Abraços.

Edmilson.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP