Conhecem o WebEduc?

>> segunda-feira, 23 de maio de 2011

"WebEduc"


Mais do que informação, formação e ação, o WEBEDUC, site do MEC, é o famoso 3 em 1, lembram? 
 Trata-se de um site que merece ser divulgado, não só para a comunidade escolar, mas para aqueles que se interessam pelas mudanças na educação.
Site, sítio, website, sítio eletrônico  é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol (ou o acrônimo HTTP; do inglês, Protocolo de Transferência de Hipertexto)  na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web. As páginas  são organizadas num site a partir de um URL  (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, que é o endereço de um recurso básico (um arquivo, uma impressora, etc.), ou “sítio”, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas no site estão organizadas numa hierarquia observável no seu URL, embora as “hiperligações” (links) entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.
Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propósitos:
 Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituição e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituições comerciais, usam-se sites também para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. Instituições sem fins lucrativos também usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. Há também o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos.


Informações: se tornam veículos de comunicação como jornais, revistas e agências de notícias. Utilizam a Internet para veicular notícias, por meio de seus sites, ou BLOGs, PODCASTs.
Aplicações: existem sites cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, como: processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas, etc.
Armazenagem de informações: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens,softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites.
Comunitário: são os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento.
Portais: são chamados de "portais" os sites que congregam conteúdos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos serviços da Internet num mesmo local.
Aliado a isso temos ainda a EDUCAÇÃO, “Ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da criança e da  juventude. Resultado dessa ação. Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras, sem ela o  homem se diz sem educação.
A Educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social. Dessa forma, a evolução da Educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. E é neste momento, em que a evolução tecnológica chega quase a ser uma “REVOLUÇÃO” tecnológica temos que estar “plugado”, antenados”, em constante compartilhamento de informações. Inserido nesse contexto, o professor é um dos principais agentes que possui meios para transformar a Educação através de uma prática pedagógica consciente e renovadora, com metodologias coerentes com a realidade dos educandos. Por tudo isso, indicamos o Site: WebEduc - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC para vocês. Lá vocês encontrarão material de pesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos educacionais de livre acesso.
Saibam mais visitando o Link: http://webeduc.mec.gov.br/

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP