Uso de computador ainda assusta professores da rede pública do Rio

>> sexta-feira, 13 de maio de 2011



Olá!


Ontem falamos sobre “Alfabetização Digital”. Não foi à toa! Na seção: Educação digital
“Uso de computador ainda assusta professores da rede pública do Rio”

Através de uma pesquisa em escolas municipais do Rio em que mostra que 53% dos docentes têm dificuldades de lidar com tecnologia.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, as Tecnologias da Comunicação e da Informação ainda “causam medo em muitos professores”.
Segundo o texto do jornal O Globo, de 08/05/2011, foi realizada uma pesquisa pela Secretaria municipal de Educação do Rio, pelo Instituto Oi Futuro e pelo Ibope com 5.505  que  revelava que mais da metade deles (53%) admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões. Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%.
A pesquisa também envolveu alunos. Foram ouvidos 25.145 alunos em que 40% disse ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.
O texto continua com um assunto que andei estudando há pouco: “Projetos didáticos e papéis sociais de professores e estudantes”, em que os professores, principais sujeitos informantes no processo ensino/aprendizagem, devem trabalhar a partir da consciência de que não há conhecimento absoluto, pois tudo está em constante transformação. Dessa forma não há saber nem ignorância absoluta, e sim uma relativização do saber ou da ignorância. Por isso, os professores não podem se colocar na posição de seres superiores, que transmitem o conhecimento a um grupo de ignorantes, mas sim adotar uma postura humilde, daqueles que comunicam um saber relativo a outros que são portadores de outros saberes relativos. Outra convicção a que os professores não podem se furtar é a de não se confundir informação com educação, pois para transmitir informação estão à mão jornais e revistas, televisão e internet.
O texto, encontrado também, no Blog do Noblat diz o seguinte:
— Até há pouco tempo, havia uma relação de poder onde o professor era o detentor da informação. Era uma via de mão única. O que estamos notando agora é que os alunos estão um pouco à frente dos docentes, mais familiarizados com tecnologia. E os professores ainda não estão preparados para a aplicação pedagógica. Esse descompasso revela a necessidade de um processo de treinamento e acompanhamento dos profissionais — comentou o vice-presidente do Instituto Oi Futuro, George Moraes.
O assunto nos leva, de novo, a nossa conversa inicial: Para fazermos frente ao novo processo de ensino aprendizagem que está aí, diante de todos nós, como sermos “Educadores Inovadores”?
Nada de ficarmos neuróticos. Roma não se fez em um dia. Deus, dizem, levou 7 dias para 
criar nosso mundo!







Dando um passo de cada vez, vamos recapitular:
  1. No link Alfabetização Digital encontramos:  materail para iniciantes na informática. O site fornece cursos que englobam noções básicas de computação, conhecimento de programas como o Word, Excel, Power Point e Access, o uso da internet e das tecnologias digitais. Lembrando: http://www.conteudoseducacionais.com.br/alfabetizacao_digital.asp
Aliado para ingressar no mundo dos computadores
Quem está se aventurando no mundo digital pode ficar receoso de se perder nos inúmeros caminhos, atalhos e denominações desse universo. Por isso, muita gente desiste antes mesmo de começar.
Mas, com o Programa Alfabetização Digital isso não acontece. Com um currículo básico, que traz as informações mais relevantes de maneira simples e didática, exercícios interativos que explicitam as noções teóricas e um percurso de aprendizagem gradativo, até mesmo quem nunca lidou com computadores vai perder o medo e mergulhar no imenso oceano da vida digital.
O formato interativo traz diversas simulações para melhor fixar a aprendizagem. Além disso, se você tiver dificuldade de acesso a computadores também pode imprimir uma versão da apostila em Word e estudá-la quando quiser.



Conectado com o mundo

O projeto didático do programa, como o próprio nome diz, prevê a alfabetização em informática, e vai além. O objetivo é ensinar e avaliar seus conhecimentos e aptidões básicas de computação para que você possa utilizar a tecnologia do computador em seu dia a dia, tanto no plano pessoal quanto profissional.
A partir desse aprendizado, você poderá implementar os recursos da informática no seu trabalho – por exemplo, elaborando seu material didático, criando apresentações para suas aulas, organizando planilhas e banco de dados sobre seus alunos.
Conhecendo um pouco mais sobre as ferramentas de comunicações usuais na internet, poderá se conectar com o mundo, fazer pesquisas e estar constantemente acessível.
Com as informações sobre as novas tecnologias digitais, incluindo as de áudio, vídeo e fotografia, que fazem parte do nosso cotidiano, você descobrirá novas possibilidades de tornar suas aulas mais dinâmicas e interessantes.
Responsabilidade no uso do computador
Os cursos podem fazer parte do currículo dos seus alunos,
ensinando-os a usar os computadores da sala de informática de forma responsável e segura, explorando as possibilidades dos programas de produtividade e as tecnologias digitais nos trabalhos e pesquisas escolares. Com o uso da tecnologia da informática, seus alunos poderão ir mais longe, aprendendo com mais segurança e motivação.
Descritivo dos arquivos
O Programa Alfabetização Digital é composto de seis cursos independentes, que podem ser acessados em qualquer ordem. Existem duas versões: a de conteúdo interativo e a versão para impressão.
Os cursos disponíveis são:
·        • Noções básicas de computação (indicado para iniciantes, com pouca ou nenhuma base sobre o mundo da informática)
·         A Internet a e a World Wide Web
·         Programas de produtividade (Word, Excel, Power Point e Access)
·          Segurança e privacidade no computador
·         Estilos de vida digitais (tecnologias de áudio, vídeo e fotografia)

Tipo de arquivo: conteúdo interativo executável e versão para impressão (Word)
Para acessar a versão interativa:
·         Escolha um curso e faça o download;


·         Abra o arquivo “zipado” e salve no diretório “C : “;

·         Dê dois cliques no ícone do programa no diretório “C : “;

·         Será aberto um assistente de instalação. Siga as orientações;

·  Depois de concluir, pra abri-lo vá ao menu Iniciar > Programas > Microsoft Learning > Nome do Curso Escolhido.


Plug-in necessárioAdobe Flash Player
Versão 1 : usa capturas de tela e simulações do Windows XP Service Pack 2 e do Microsoft Office 2003.


A Internet e a WEB
24,2 MB
Estilos de Vida Digitais
15,8 MB

Noções Basicas Sobre Computadores
23,1 MB

Programas de Produtividade
57,8 MB


Segurança e Privacidade na Computação
22,6 MB



Versão 2 : apresenta capturas de tela e simulações do Windows Vista e do Microsoft Office 2007.


A Internet e a WEB
43,5 MB

Estilos de Vida Digitais
11,7 MB

Noções Basicas Sobre Computadores
30,6 MB

Programas de Produtividade
68,2 MB


Segurança e Privacidade na Computação
33,7 MB



Para acessar a versão para impressão (word):


A Internet e a WEB
4,7 MB

Estilos de Vida Digitais
1,6 MB

Noções Básicas Sobre Computadores
4,06 MB

Programas de Produtividade
13,4 MB


Segurança e Privacidade na Computação
4,76 MB


Falaremos sobre cada um dos (5) cinco downloads em breve!


Vocês podem conferir e se aprofundarem mais na reportagem do jornal Oglobo seguindo os links:


Reportagem: Uso de computador ainda assusta professores da rede pública do Rio

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/08/uso-de-computador-ainda-assusta-professores-da-rede-publica-do-rio-924411775.asp#ixzz1M6Afb0CN
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 


Abraços e bons estudos,
Angela dos Santos Araújo

0 comentários:

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP